A proposta de atuação do Programa Bom Aluno é guiada por três eixos principais: desenvolvimento acadêmico, pessoal e familiar.

Ramificam-se desses eixos, as atividades, cursos e acompanhamento dos alunos durante toda sua trajetória no Programa, do ensino fundamental ao ensino superior.

A trajetória do aluno no Programa é dividida em ciclos, os quais obedecem a objetivos específicos de acordo com as demandas de cada faixa etária e nível de ensino.

Conheça os ciclos do programa:

Conheça os ciclos do programa:

Criação


wave

Preparar, desenvolver e fortalecer o aluno nos aspectos escolares, comportamentais motivacionais e relacionais, ajudando-o a desenvolver um novo ritmo e significado nos estudos, para que assim possa acompanhar a nova realidade educacional.

mozaico

Estimular o desenvolvimento do aluno como sujeito pró-ativo no processo de aprendizagem; incitar o desenvolvimento da oratória; trabalhar o tema adolescência; promover a compreensão de valores humanos e o conceito de solidariedade, a identificação de valores pessoais e a introdução ao papel de agente de transformação social.

Proporcionar a compreensão do conceito de cidadania, formando a consciência cívica do aluno e estimulando-o a exercer o papel de agente de transformação social em seu cotidiano.

Passaporte para o Futuro


wave

Desenvolver a motivação e a combatividade do aluno para a adaptação a um novo nível de ensino, contemplando aspectos emocionais e acadêmicos. Levar o aluno a definir seu projeto de vida; promover o exercício prático do papel de agente de transformação social; trabalhar o tema sexualidade com foco na prevenção à gravidez precoce.

O Programa Bom Aluno conta com a participação de diversos atores da sociedade civil, como as instituições da rede privada de ensino, que não somente oferecem bolsas integrais de estudo, mas também acreditam na ação transformadora do Programa e se comprometem com a oferta de conhecimento e condições para o desenvolvimento completo de nossos alunos.

Realizar a orientação profissional, favorecer a definição de objetivos pessoais em relação à vida profissional.

Fornecer instrumentos que fortaleçam no aluno a capacidade de atenção, concentração, autocontrole emocional e combatividade necessários ao enfrentamento de desafios e ao bom rendimento nos estudos, despertando o potencial mental e corporal. visando a aprovação no vestibular.

Agregando Valores


wave

Proporcionar ao aluno recursos para sua adaptação à nova realidade acadêmica. Estimular o desenvolvimento das oportunidades oferecidas pela universidade para o desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno para inserção e efetivação no mercado de trabalho.

Estimular o aluno para a vivência internacional.

Estimular a criação de um plano de vida para os próximos cinco anos da vida do aluno.

Buscar a participação e engajamento do aluno em ações sociais, como voluntário. Fortalecer a mudança de status do aluno para agente de transformação social e buscar seu posicionamento como mantenedor de alunos do PBA.

Agentes de Transformação


wave

Ao concluir os ciclos do Programa Bom Aluno, acredita-se que o jovem profissional será capaz de buscar seu aprimoramento contínuo e está apto a exercer o papel de Agente de Transformação Social, sendo protagonista de mudanças positivas em sua vida, na vida de sua família, no seu ambiente de trabalho e nos mais diversos círculos de relacionamento.

Acreditamos que jovens competentes e conscientes de seu potencial podem fazer muito mais pela realidade do Brasil, multiplicando boas ações na sociedade, como o apadrinhamento de novos alunos, que fortalece aquilo que chamamos de “A Corrente do Bem - Pay it Forward”.

O apadrinhamento é uma ferramenta de retorno à sociedade e consiste em manter financeiramente um novo aluno no Programa, contribuindo para a sustentabilidade de uma iniciativa que vem transformando socialmente o país.

image vinil

Os benefícios oferecidos pelo Programa variam de acordo com o ciclo de estudo.


wave

Entre eles, estão assistências em disciplinas escolares, cursos de inglês e uma segunda língua estrangeira, aulas de redação e oratória. Desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais e acadêmicas, acompanhamento psicológico e pedagógico, orientação profissional para a escolha do curso superior, uniforme, material escolar, livros, auxílio-transporte e vale-refeição.

Devido à importância da presença familiar na formação e no desenvolvimento do aluno, os pais e responsáveis são envolvidos em todo o processo, tendo acesso a cursos e palestras.

Durante o período de 10 a 11 anos em que recebem o suporte do Bom Aluno, os jovens têm seu desempenho acadêmico acompanhado. A permanência do aluno no Programa está condicionada ao seu comprometimento com os resultados acadêmicos e seu desenvolvimento no Bom Aluno.

Cabe à equipe de profissionais a orientação quanto ao comportamento diante da nova rotina de estudos, escolha do curso superior, vivência internacional, integração ao mercado de trabalho e mudança do status para Agente de Transformação Social.

O Programa Bom Aluno conta com a participação de diversos atores da sociedade civil, como as instituições da rede privada de ensino, que não somente oferecem bolsas integrais de estudo, mas também acreditam na ação transformadora do Programa e se comprometem com a oferta de conhecimento e condições para o desenvolvimento completo de nossos alunos.