A busca de talentos acontece apenas nas cidades onde o Programa Bom Aluno existe, e é aberta ao público mediante divulgação nas escolas públicas e comunidade.

Para manter o nível de qualidade do Programa, é realizado um processo de seleção que compreende 5 (cinco) fases eliminatórias.

image wave

Perfil do Candidato


wave
img wave

Para ser um Bom Aluno, o candidato precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • Residir em uma das cidades onde o PBA está situado ou em cidades vizinhas;
  • Estudar em escola pública;
  • Cursar o 6º ano do ensino fundamental;
  • Ser disciplinado e dotado de iniciativa;
  • Ter média bimestral mínima de 7,0 em todas as disciplinas, em todos os anos;
  • Ter ao menos 90% de frequência escolar;
  • Ser membro de uma família de baixa renda.

Processo Seletivo


wave

O processo seletivo de cada cidade acontece de forma independente. Conheça as fases do processo de seleção:


icon
Inscrição

Informe-se com a unidade do Programa Bom Aluno de sua cidade sobre o procedimento para o preenchimento da Ficha de Inscrição. A ficha pode ser física ou online conforme a unidade.

icon
Avaliação

Se, após a análise da ficha de inscrição, os candidatos forem aprovados, eles serão convocados a uma avaliação de conhecimento, envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa, Redação e Matemática, seguindo os parâmetros de base curricular do MEC, adaptados a cada ano.

icon
Dinâmica de Grupo

As dinâmicas de grupo avaliam o perfil do candidato, conferindo se suas atitudes são condizentes com a filosofia do Programa e se ele dispõe de características como comprometimento, engajamento e responsabilidade.

icon
Entrevista

O envolvimento da família é fundamental para que o aluno conquiste bons resultados. Para a entrevista, devem estar presentes os pais ou responsáveis pelo candidato.

icon
Visita Domiciliar

É a última etapa do processo seletivo e conclui as informações somadas nas outras etapas, possibilitando uma análise mais adequada dos dados obtidos.

As vagas para o Programa são limitadas e, portanto, regulam a admissão dos novos integrantes. Com base no número de vagas de cada unidade, os estudantes que finalizaram as 5 etapas do processo são reavaliados, sendo escolhidos aqueles que melhor atendam aos requisitos estabelecidos pelo Programa Bom Aluno. Nessa ocasião, decide-se pela indicação ou contraindicação final do candidato.

image vinil

Inscrição


wave

Acompanhe o calendário do Processo Seletivo de cada unidade.

Clicando aqui
img

Perguntas frequentes


wave
É um programa social que tem por objetivo apoiar bons alunos, provenientes de famílias de recursos financeiros limitados, de modo que tenham acesso a uma educação de qualidade.
A seleção de novos alunos pode acontecer em períodos diferentes para cada unidade do Programa, dependendo da cidade. Solicitamos que entre no site da unidade para maiores informações.
Qualquer estudante da rede pública que esteja no 6º ano do ensino fundamental, tenha ótimas notas, nenhuma reprovação, bom comportamento e seja de família de recursos financeiros limitados, ou seja, renda mensal de até 1,3 salário mínimo por pessoa que mora na casa.
Não, o Programa Bom Aluno só seleciona alunos que estejam no 6º ano do ensino fundamental na escola pública.
Existem três maneiras de realizar a inscrição do aluno. A família deve preencher a ficha de inscrição que o(a) filho(a) recebeu na escola, ou imprimir a ficha que está no site da unidade, ou fazer inscrição online. É necessário enviar com todos os documentos pedidos na ficha (não deixar de enviar o boletim do ano anterior, 5º ano, e do ano em curso, 6º ano). Na ficha de inscrição se encontra o endereço para onde enviá-la, não precisa ser registrada. No caso de inscrição online, digitalizar os documentos e enviar pela própria ficha de inscrição.
Sim, a cópia do histórico escolar com as notas do ano anterior substitui o boletim.
Se você não conseguir o boletim, peça na escola uma declaração com as notas pelo menos da 1ª etapa (bimestre ou parcial). Se não conseguir, sendo seu(ua) filho(a) aprovado(a) na avaliação de conhecimento, entregue o boletim do ano em curso no dia da dinâmica.
A renda é calculada somando-se a renda mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo. Se o resultado for até 1,3 salário mínimo, o estudante poderá concorrer ao Programa Bom Aluno. Entende-se como grupo familiar as pessoas que moram na mesma casa.
A lista dos alunos selecionados para a prova é colocada no site da unidade para qual você se inscreveu, no dia informado na ficha de inscrição.
A prova constará de questões de Português e de Matemática. A matéria é a da escola, não havendo necessidade de nenhum estudo específico.
Português: Leitura e interpretação de textos narrativos (crônica, notícia, reportagem, tira de humor)/ Anúncios publicitários e dissertativos (texto de opinião e charge )/ Classe de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, preposição, pronome (pessoal, possessivo e demonstrativo)/ Tempos verbais do modo indicativo: presente, pretérito (perfeito e imperfeito) e futuro/ Sílaba átona e tônica/ Divisão silábica/ Acentuação gráfica.

Produção de texto (Redação): Produção de um texto dissertativo, com mínimo de 15 linhas, abordando um tema atual sobre a vida em sociedade. Serão avaliados os seguintes itens do texto: CONTEÚDO (abordagem adequada do tema) e ORGANIZAÇÃO (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Matemática: I – Números Naturais (IN): 4 operações básicas, Potência, Expressões numéricas, Divisores de um número natural, Cálculo do maior divisor comum (m.d.c), Cálculo do menor divisor comum (m.m.c.), Problemas, Análise de gráficos. II – Números Racionais (Q) – Frações: Frações equivalentes, Comparação de frações, Operações com frações e com números decimais: adição, subtração, multiplicação, Divisão e potência, Expressões numéricas, Problemas. Cálculo da porcentagem, Análise de gráficos, Números Racionais – Forma Decimal. III – Geometria: Ideias intuitivas ou fundamentais: ponto, reta e plano, Identificar os sólidos geométricos e figuras planas, Ângulos, Unidade padrão de comprimento (múltiplos e submúltiplos; mudança de unidade), Áreas do retângulo e do quadrado.
A apresentação de informações ou documentos falsos levará à reprovação do candidato ou à exclusão dele do Programa.
O aluno terá conosco aulas de aprofundamento em Português, Raciocínio Lógico/Matemática, Inglês, Desenvolvimento Pessoal e Hábito de Estudo. Fornecemos vale-transporte e alimentação para os dias de atividade, e todo material didático necessário.
As atividades acontecem no período contrário ao turno escolar, 3 a 4 vezes por semana. A partir do 8º ano, as aulas passam a ocorrer 2 vezes por semana, e no 3º ano, 1 vez por semana.
Apoiamos o aluno até o término do ensino superior, desde que ele cumpra as regras do Programa: ser ótimo aluno, ter bom comportamento e frequência.
Ao ingressar no Programa, o aluno terá oportunidade de se desenvolver nos cursos complementares. Após um período de 1 a 2 anos, esteja este aluno preparado, poderá frequentar as escolas da rede particular, parceiras do Programa Bom Aluno.